Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí

Movimento Outubro Rosa promove mobilização pela detecção precoce do câncer de mama

Outubro Rosa | Cartaz
05/10/2010 - Outubro é o mês de mobilização pela detecção precoce do câncer de mama. Para ficar mais alinhado à ideia, o mês ganha até uma cor: rosa. Por isso, a partir da noite do dia 5, o Cristo Redentor terá iluminação nesta tonalidade. É a terceira vez que o Rio de Janeiro adere ao movimento, que surgiu na Califórnia (EUA) em 1997 e espalhou-se pelo mundo. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta as chances de cura da doença.

O Instituto Nacional de Câncer, órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil, participa da mobilização com diversas ações. Como política de detecção precoce da doença para mulheres sem sintomas (rastreamento), o INCA recomenda a realização anual do exame clínico das mamas por um profissional de saúde a partir dos 40 anos. A mamografia deve ser realizada por mulheres sem sintomas na faixa etária de 50 a 69 anos a cada dois anos, já que o risco da doença aumenta com a idade.

Como parte das atividades de mobilização, o INCA manterá um estande no Congresso Brasileiro de Radiologia, de 9 a 11 de outubro, no Riocentro, para divulgar o SISMAMA - sistema informatizado de gestão dos exames realizados pelo Sistema Único de Saúde para rastreamento e diagnóstico do câncer de mama. Desenvolvido pelo DataSus em parceria com o INCA, o Sistema centraliza as informações inseridas por todos os prestadores de serviço que realizam mamografia, exames citopatológicos e histopatológicos em todo o país. O estande no Congresso permitirá uma aproximação com os profissionais de Radiologia, ressaltando a importância do cadastramento correto de informações no Sistema.

No âmbito do tratamento, o INCA promove o Seminário Grupo de Trabalho de Mama, com o objetivo de reavaliar condutas específicas para o câncer de mama, baseadas em evidências técnico-científicas. O evento contará com a participação de convidados estrangeiros e será realizado nos dias 15 e 16 no Hotel Novo Mundo, Rio de Janeiro. O Instituto também lançará suas Rotinas Internas de Câncer de Mama. As rotinas servem tanto ao profissional experiente nas necessidades de consulta, quanto ao profissional em formação para a consolidação dos conhecimentos envolvidos na prática.

No fim do mês, o INCA montará um estande durante a Corrida-Caminhada Unidos pela Cura, patrocinada pela Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia e pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). A corrida acontecerá no dia 24, e o percurso, entre Copacabana e Leme, será de 8 km para a Corrida, e de 4 km para a Caminhada. Todo o lucro da corrida será revertido para programas e projetos focados em câncer de mama no Estado do Rio.

Fonte: INCA

Veja abaixo algumas campanhas pelo mundo:
Outubro Rosa | Cartaz | Campanhas no Mundo
Outubro Rosa | Cartaz | Campanhas no Mundo
Outubro Rosa | Cartaz | Campanhas no Mundo

Exibições: 220

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí para adicionar comentários!

Entrar em Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí

Aniversários

Aniversários de Amanhã

RFCC na web

Registra Contábil

47 | 2103 8330

Grupos

Fórum

Auto-hemoterapia o que é

O que é a auto-hemoterapia?   É uma técnica simples, em que, mediante a retirada de sangue da veia e a aplicação no músculo, ela estimula um aumento dos macrófagos, que são, vamos dizer, a Comlurb…Continuar

Tags: é, que, o, Auto-hemoterapia

Iniciado por Maurecir Mafra em Orientações 25 Out, 2011.

A Cura do cancer 1 resposta 

Segundo pesquisas a quimioterapia mata mais do que cura, não aconselho ninguém a passar pelo que passei, o problema é que quando voce recebe um resultado de exame no qual comprova o cancer, o…Continuar

Iniciado por Maurecir Mafra em Orientações. Última resposta de Maurecir Mafra 31 Mar, 2011.

© 2021   Criado por RFCC - Itajaí (SC)|Webmaster.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço


Visitantes