Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí

Jornal de Santa Catarina | 26/07/2010 | N° 12001

Cientistas norte-americanos trabalham em uma vacina contra o câncer de mama.

Uma vacina pode ser a esperança contra uma doença que atinge milhares de mulheres no mundo todo: o câncer de mama. Cientistas norte-americanos desenvolveram uma fórmula para prevenir a formação de tumores. Testes foram realizados com êxito em camundongos em laboratório e divulgados recentemente na revista Nature Medicine. O próximo passo é fazer um estudo com humanos. Se a etapa for bem-sucedida, a descoberta pode eliminar de vez o câncer de mama.

A vacina comum estimula o sistema imunológico para combater vírus ou bactérias. Criar uma fórmula contra um tumor é um grande desafio porque, ao tentar eliminar as células cancerígenas, o antígeno também pode atacar os tecidos saudáveis.

– Acreditamos que o câncer de mama pode ser prevenido e trabalhamos com a premissa de que, com uma estimulação correta do sistema imunológico, podemos fazer isso – contou Vincent Tuohy, imunologista e chefe do estudo realizado pelo Cleveland Clinic’s Lerner Research Institute.

Duas vacinas de prevenção ao câncer – contra a contaminação do colo do útero e outra do fígado – já foram desenvolvidas e estão em circulação. Mas elas atacam apenas os vírus, o papiloma humano (HPV) e a Hepatite B, e não a formação da doença.

A solução encontrada pela equipe de cientistas americanos foi descobrir um alvo dentro do tumor que não é facilmente encontrado em uma pessoa saudável. Os pesquisadores, então, resolveram voltar as atenções para a alfa-lactoalbumina, uma proteína constatada na maioria dos casos de câncer de mama, mas que não está presente no organismo de mulheres saudáveis, a não ser durante a amamentação.

– Conseguimos a imunidade depois de identificarmos a alfa-lactoalbumina. Como ela é encontrada em duas ocasiões, em tecidos da mama apenas durante a amamentação e em tumores nos seios, achávamos que ela poderia dar proteção contra o desenvolvimento do câncer sem induzir qualquer complicação. E deu certo – diz Tuohy.

Testes clínicos começam no ano que vem

O objetivo da vacina é ativar o sistema imunológico para combater a alfa-lactoalbumina e, assim, impedir a formação de um tumor. Durante a pesquisa, os cientistas testaram a dose em camundongos com predisposição genética para o câncer. Metade deles recebeu o antígeno e outro grupo recebeu um placebo. Nenhum animal que tinha recebido a dose com alfa-lactoalbumina desenvolveu o tumor, enquanto aqueles que receberam a fórmula sem a substância sim.

A estratégia seria aplicar a vacina em dois grupos de mulheres: com mais de 40 anos e em mais jovens, que tenham uma predisposição genética.

– Nosso estudo sustenta a possibilidade de que uma mulher adulta, saudável, que tenha passado por uma gravidez e o processo de amamentação, possa ser vacinada com segurança contra a alfa-lactoalbumina e, consequentemente, obter uma proteção significativa contra o câncer de mama – afirma o pesquisador.

A fase de testes clínicos deve começar ano que vem. Na prática, a vacina pode demorar 10 anos para chegar até a população mundial.

Câncer de Mama : Estudos


Fonte: Correio Braziliense | TATIANA SABADINI

Exibições: 26

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí para adicionar comentários!

Entrar em Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí

Aniversários

RFCC na web

Registra Contábil

47 | 2103 8330

Grupos

Fórum

Auto-hemoterapia o que é

O que é a auto-hemoterapia?   É uma técnica simples, em que, mediante a retirada de sangue da veia e a aplicação no músculo, ela estimula um aumento dos macrófagos, que são, vamos dizer, a Comlurb…Continuar

Tags: é, que, o, Auto-hemoterapia

Iniciado por Maurecir Mafra em Orientações 25 Out, 2011.

A Cura do cancer 1 resposta 

Segundo pesquisas a quimioterapia mata mais do que cura, não aconselho ninguém a passar pelo que passei, o problema é que quando voce recebe um resultado de exame no qual comprova o cancer, o…Continuar

Iniciado por Maurecir Mafra em Orientações. Última resposta de Maurecir Mafra 31 Mar, 2011.

© 2021   Criado por RFCC - Itajaí (SC)|Webmaster.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço


Visitantes